
31 de mai. de 2009
30 de mai. de 2009
MINHA OPINIÃO!!!
Nunca vou me esquecer dos dias 19 à 23 de janeiro de 2009. Nessa semana, fiz dois cursos na Quanta em São Paulo, Arte-final, ministrada por Wilson Magalhães (arte-finalista do Renato Guedes do título Superman) e Anatomia de Super-Heróis, ministrada por Roger Cruz (desenhista do X-Men: First Class). Não posso deixar de expressar meu agradecimento pelo Guilherme Menga e o seu pai, o senhor Sergio. Amigos que cederam um espaço no apartamento para me hospedar durante a semana que fiz o curso.
No último dia, na aula do Roger, um rapaz fez uma útlima pergunta.
"Roger, na sua opinião, o que é preciso para se tornar um grande profissional de quadrinhos?"
Com certeza, foi uma pergunta que todos da sala gostariam de saber.
O Roger nem pensou e falou aos alunos " Ser gente boa, ser humilde, amigável". Fácil né!!!!
Roger explicou. Deu o exemplo do Amilcar. Começou como aluno, era gente boa, conversava com todos da Quanta, mostrava interesse com os estudos, começou a sair junto com os professores, em fim, se tornou amigo da Quanta. Mostrou potencial. Foi convidado a dar aula e por último foi convidado pelo Roger a desenhar os X-Men: First Class. Quer merito melhor que esse? Tudo isso porque foi gente boa. Claro que o Almicar é fera, desenha muito (quem não o conhece, confira no link). Roger também relatou um fato contrário a esse. De um aluno xarope, que fazia gozação com todos. Não me recordo das palavras exatamente, mais foi essa a resposta do Roger.
Estáva escutando um podcast Papo de Artista#0 - O Começo de Carreira (http://media.blubrry.com/papodeartista/www.podtrac.com/pts/redirect.mp3/www.papodeartista.podcastbrasil.com/wp-content/uploads/2009/01/papodeartista0.mp3), com o Rod Reis e o Sam Hart. Hart em um momento fala que para conseguir uma carreira, precisa ter três coisas: ser bom, rápido e ser amigável. Duas já bastam para sempre ter trabalho, mesmo você não sendo bom, entretanto, tem que ser rápido e amigável. Ele conclui que tendo uma carreira você pode trabalhar no adjetivo que falta. Reis acrescenta que como ele trabalha para os americanos fica meio díficil ser gente boa por e-mail. Por esse motivo que ele procura sempre estár indo todo ano para os Estados Unidos com o objetivo de melhorar seu relacionamento com os editores. Interessante não?
No blog do Rod Reis, tem um post com o título " 10 Coisas que você deve fazer para ser um colorista profissional no mercado americano" (http://rodreiscolorist.blogspot.com/2009/03/10-coisas-que-vc-deve-fazer-pra-ser-um.html#links) e no item número 6 está "Ser humilde". Mais de novo!!!
Resolvi fazer esse post com a intenção de mostrar o outro lado do sonho de ser desenhista, colorista e arte-finalista de quadrinhos. Podemos notar que ser gentil, gente boa, humilde, boa praça é um adjetivo importante para realizar esse sonho. Meu sonho e tenho certeza que é de muitos também. Acredito que, possuir um caráter com esse adjetivo não ajude apenas os artistas dos quadrinhos, mais com certeza, em todas as profissões e no dia a dia de cada um.
Gostaria de agradecer pelas as visitas, pelos comentários e pelas críticas. Críticas essas que são importantes, pois, estão ajudando no desenvolvimento dos meus trabalhos.
Muito obrigado.
29 de mai. de 2009
19 de mai. de 2009
Pintinho Amarelinho....
17 de mai. de 2009
14 de mai. de 2009
11 de mai. de 2009
10 de mai. de 2009
Porta do Ford Ká
Assinar:
Postagens (Atom)